sábado, 15 de fevereiro de 2014

Bolinhos de Aipim (tradicional macaxeira no norte do Brasil) recheados

Olá leitores,

Eu confesso que estou meio decepcionada com a receitinha que venho apresentar. Eu a considero meio difícil apesar da simplicidade ou talvez nem seja difícil,  apenas não é muito prático.  Mas com toda certeza é uma delicia.

Hoje eu fui a feira e comprei macaxeira, o feirante que me conhece desde a hora que eu nasci me assegurou que ela "amolecia na agua fria"... Era uma pequena piada para dizer que a macaxeira era boa.

E olha era mesmo. Pus a cozinhar com agua e sal. Paralelamente a este serviço pus duas linguiças calabresa a bater no liquidificador com uma cebola inteira. Virei essa mistura em uma panela adicionei alhos picados e azeite de oliva e ainda adicionei um sazon de cor verde e pus essa mistura no fogo para secar bem como se fosse carne moida.

Escorri a macaxeira, coloquei num pirex e amassei com garfo  ( ela se amassaria até com uma colher de tão macia que estava). Adicionei uma colher de margarina primor bem cheia e dois garfos de leite em pó.  Misturei bem. Ficou um creme lindo, maravilhoso. Foi o purê de macaxeira mais lisinho que ja vi.

Mas, notei que essa perfeição no purê iria me dar trabalho, não conseguia modelar e nem rechear os bolinhos. O purê ainda meio quente e modelar assim requer muita competência.  Aderi a uma pequena estratégia: colocar o pirex do purê no congelador para esfriar mais rápido...Muito bom, deu certo! Daí,  passei margarina nas mãos e fui modelando. O recheio não deu trabalho nenhum. Estava bem sequinho. Mas, confesso que é um bocado chato a cada quatro bolinhos dar uma boa lavada nas maos, tornar a passar margarina nas mãos até porque fazia os quatro, passava no trigo, lavava as mãos,  voltava a modelar...Não é muito prático.

Depois que todos estavam enrolados e passados no trigo levei-os ao congelador por mais cinco ou dez minutos para enrrijecer um pouco. Com bastante óleo em uma panela e o óleo super quente fritar dois a dois e escorrer no papel toalha.

ATENÇÃO: A fritura tem que obedecer a essas dicas senão não dá certo. Ao principio, errei na  temperatura do óleo,  não estava suficientemente quente, a panela era grande, coloquei quatro ou cinco e perdi 4 deles...Aguaram-se no óleo e foram para o lixo. Fiquei meio desgostosa, não gosto de desperdício. Daí,  desenvolvi a técnica de fritar em uma panela menor com óleo super quente e de dois a dois.

Agora só correr para comer, bom apetite!!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.