domingo, 20 de outubro de 2013

Praia da Maurícia no Pará-



Olá...
Hoje venho divulgar um pequeno lugarejo, uma vilazinha, chamada Maurícia...Há muitos anos atrás, mais de 25 anos, eu ainda nem dirigia, mas, sempre tive essa vontade de desbravar, conhecer novos lugares, tirar  fotos e acima de tudo registrar...Sei que com a internet e os avanços tecnológicos tudo ficou mais fácil...

Neste passado tão distante, eu e o meu ex marido, numa bela manhã de domingo tomamos o carro e rumamos para a PA 391 (ESTRADA QUE LIGA BELÉM A MOSQUEIRO)...Da entrada da PA até a entrada a direita para GENIPAÚBA são 27km...Naquela manhã rodamos naquela pista empiçarrada por horas, passamos em muitos vilarejos: São Paulo das Pedrinhas e havia uma placa retangular na cor de madeira com letras pretas, na placa estava escrito MAURÍCIA...Confesso que ficamos com medo de adentrar o caminho...

Agora depois de mais de 25 ou 28 anos descobri essa pequena porção da Amazônia. As águas que formam esta praia  é do Furo das Marinhas. Se houvesse um barco bom ou um iate poderíamos velejar de Maurícia por alguns minutinhos e enxergar sob um ângulo diferente a ponte que liga a PA 391  a Mosqueiro.

Portanto, quem quiser chegar até lá vai de SÃO BRÁS pela BR316, pega a PA 391 a esquerda, percorre mais 27km e entra a direita onde tem uma placa que diz GENIPAÚBA, daí em diante pista boa, toda asfaltada, muitas lombadas, sonorizador...Até uma placa, que infelizmente, não pude fotografar, do lado esquerdo, nesse momento pega o ramal para a Praia da Maurícia...Nesse primeiro momento a pista não é asfaltada depois, lá mais a diante volta a ter asfalto...

Chegando lá tem uns e outros bares e restaurantes. Comidinha caseira. Prato Feito. Coisa humilde, mas de boa qualidade...Não deu tempo de fotografar a comida, estava com muita fome rssrr!!! Cervejinha gelada e muito sol e natureza.

Não há linhas de ônibus. A praia é frequentada apenas por pessoas que vão de carro ou moradores das comunidades do entorno.
Um dos restaurantes tem aquela dose de camarão do mosqueiro feito sem água, com sal e limão, aquele que fica meio frito, tem siri cozido também...

 É uma viagem que fica em torno de 100 km. Também não marquei...Mas, é por ai...
Fica a dica...
#vamo que vamo pra maurícia...
bjos!!!















5 comentários:

  1. Patrícia, que dica maravilhosa!!! Nunca tinha ouvido falar em Maurícia, mas agora quero ir! rs
    Vou mostrar as fotos pro marido, ele vai amar.
    Amiga, tô confusa... estás com dois blogs? Porque tenho outro na meu blogroll.
    Estás alimentando os dois?

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Patrícia, parabéns pela sua postagem!
    Conheço a Vila da Maurícia, é um ótimo lugar para lazer e moradia... Hoje moro no RJ e fiquei feliz de ver esses elogios sobre a região de minha infância.
    Convindo-a a voltar a essa localidade, além da Vila da Maurícia, há outras maravilhas para serem desfrutadas nas outras vilas... Mais uma vez, parabéns pela postagem Patrícia! ;)

    ResponderExcluir
  3. muito bacana,mais um lugar que tenho que conhecer aqui no Pará...lá vai o paulista para mais uma Aventura,Adoro este lugar kkk...Parabéns pelas fotos são mto bonitas...lugar maravilhoso desse!

    ResponderExcluir
  4. Que bacana este post, hoje moro em São José dos Campos - SP. Mas nasci neste vilarejo há 37 anos, nem imaginava com o que poderia estar e agora pude ver um pouquinho, da última vez que eu estive lá ha pelo menos uns 18 anos, tratava- se de uma vilazinha onde a maioria dos moradores eram parentes, achei este blog porque procurava algo que me levasse à minha irmã que morava lá, é muito bom ver alguém que mostre um pouqinho do nosso Pará, aqui em SP, as pessoas acham que no Pará só tem índio e aldeia. Gostei demais. Parabéns, !
    Natali de Souza Miacci.

    ResponderExcluir
  5. Um lugar muito tranquilo e de pessoas maravilhosas

    ResponderExcluir

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.