quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Bonecas Nazarenas: Praia de Nazaré - Portugal



Olá,
Hoje venho mostrar a minha boneca nazarena que ganhou um lugar de destaque na minha casa. Esta boneca está há muitos anos em minha família, entretanto ficava fechava na cristaleira por causa das crianças. As crianças cresceram e já temos nova criança: a neta...

O melhor mesmo foi arranjar este apoio e colocá-la ficou muito legal. Observem...Mas, aproveitarei para contar um pouco da história de Nazaré em Portugal...





O pequeno município da freguesia da Nazaré, com 80,49 km² e cerca de 10.100 habitantes, procura manter sua cultura e tradição, haja vista, que ainda é comum nos dias atuais ver-se os homens vestidos com a camisa xadrez e as calças pretas, enquanto que as mulheres adotam por ocasião das festas o traje das sete saias; sendo Nazaré uma vila piscatória há todo um estímulo para a preservação da vocação marítima do local, mulheres com o traje característico da região no dia-a-dia a secar o peixe no areal da praia, preservação notada também na revitalização de barcos de pesca antigos mantendo cores padronizadas que se sobressaem por seu colorido intenso.

Além da praia espetacular de mar azul desponta na paisagem escarpas e falésias que emolduram uma paisagem de grande beleza cênica que por si só atraem turistas de várias partes do mundo, agrega-se a esta beleza paisagística do local a religiosidade e a gastronomia, esta por sua vez oferece aos visitantes deliciosos pratos de peixe, mariscos, lagostas e santolas (espécie de caranguejo grande).


O artesanato da Nazaré é de grande relevância na região, o visitante não deverá regressar a sua terra natal sem ter adquirido uma boneca nazarena vestida com o traje tradicional das sete saias e chapéu típico; a boneca pode ser adquirida em vários tamanhos, além disso, outras peças artesanais lembram as tradições de uma vila dedicada ao mar.
Deste modo é comum o comércio de barcos, redes e bóias em miniaturas, além dos famosos portais coloridos que tanto enchem os olhos dos turistas e engrandecem o município que mantém e preserva as tradições.
O tradicional traje das mulheres nazarenas compõe-se de blusa alegremente colorida que pode ser de duas modalidades: de chita; ou fundo branco com flores pretas e/ou vermelhas ou ainda o fundo vermelho ou outras cores e as flores brancas.
A saia é de acordo com a ocasião a que se destinam, pois existe o traje de trabalho, o de festas e dias de domingo. Os saiotes de baixo servem para tufar as saias e ao princípio eram em número de três, ao que depois passou a ser um número incerto, para por fim fixar-se em sete como manda a tradição.
Além da blusa, saia e saiotes ainda se contam com o chapéu de feltro preto ornamentado com um pompom de lã, detalhe que não é utilizado nos chapéus das viúvas; o avental que eram ricamente bordados com motivos florais e atualmente são de seda e cetim; a capa que é feita de tecido preto fino para os dias de festa, é ampla e circular, usada pela cabeça sobre outro adereço, o lenço, que é uma peça de cor escura com enfeites de cores constantes.
A história tradicional das sete saias está, indiscutivelmente, ligada ao mar, com seus ritos, mitos e lendas, dentre as atribuições estão: as sete virtudes; os sete dias da semana; as sete cores do arco-íris; as sete ondas do mar. As opiniões dos estudiosos com relação às atribuições das sete saias femininas não são coincidentes e nem conclusivas, entretanto, todos são unânimes na concordância de que tal fato está ligado com as atividades desenvolvidas no mar pelo povo da região.



Todavia, o mais importante de tudo isso, para que o mundo tome conhecimento é questão da preservação da memória cultural das tradições locais, fato que deveria servir de exemplo para outros povos, ressaltando, mais uma vez que até hoje (ano de 2010) todas as mulheres usam o devido traje nas Festas de Carnaval, Domingo de Páscoa e festas folclóricas; outras, no dia-a- dia  usam trajes similares mais simples, principalmente, àquelas que lidam com atividades ligadas ao mar.

O TEXTO É MEU, ESCRITO EM 2010:( PATRÍCIA VENTURA) , COM BASE EM LEITURAS. 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.