segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O maior vencedor é aquele que vence a si mesmo

Olá  boa tarde!

Boa tarde do dia sete de setembro...Dia da Independência Brasileira! Independência não  é  o tema principal deste texto. Mas o assunto que quero abordar perpassa por lá,  afinal, o que é  a espiritualidade senão a liberdade e a independência  dos seres em relação a tudo que prende, que fecha, que encarcera. Não  é  um cárcere de corpos e sim um cárcere de almas, de espíritos, de vida abundante e de tudo que faz bem aos seres humanos. ..

A nossa vida em si é  aprendizado. Aprendemos uns com os outros. E por vezes o outro nem percebe que aprendemos algo  com ele. Também tem aqueles orgulhosos que se enchem de si e acham que são  todo poderosos e que são  o centro das atenções  (pensam eles; pobre coitados ). E pensam que sabem mais do que os outros e tudo o que se encerra é o que eles sabem e não  admitem aprender nada com ninguém. Mas isso é  pura arrogância e ignorância. Estamos a todo momento aprendendo uns com os outros. Mesmo que o outro só  faça  gestos. Mesmo que o outro nada fale. E como é  belo dizermos que aprendemos com esse ou aquele. Como é espontâneo. Eu particularmente amo essas pessoas na minha vida...Essas que de algum modo nos orientam, nos ensinam e nos mostram certos caminhos. ..As vezes até  mesmo a atitude delas em relação  às suas próprias vidas nos ensinam bastante. ..

Esta semana estou reflexiva. Ontem cheguei a proferi uma palestra envolvendo temas que abordam espiritualidade para uma pessoa nada fácil de se lidar. Uma das coisas que disse foi :

"as pessoas estão no lugar que elas realmente deveriam estar. Estão onde cavaram. Estão colhendo o que plantaram. Ninguém pode semear cactos e colher flores. Ninguém pode semear joio e colher trigo. Por exemplo: Silvio Santos está onde está por que cavou para isso. O dono da Record está onde está por conta do que fez e plantou no passado. Há o tempo para plantar e para colher. O tempo de plantar é muito importante, talvez  até mais relevante porque o modo como semeias será  a tua colheita ".

Acredito que meu ouvinte não  tenha internalizado nem 5%do que disse e também sei ele não  pensa assim e não  liga nada para essas coisas do espírito.

Tudo na vida gente é  um processo de MUDANÇA, de TRANSFORMAÇÃO mesmo. É algo que não  acontece do dia para a noite. É  como o nome diz PROCESSO.  Processo é  algo demorado, algo que não acontece repentinamente. Para mudarmos requer que queiramos. Requer empenho, requer que façamos exercícios, requer que vençamos a nós próprios. Pois o maior vencedor é  aquele que  vence a si mesmo e não  aquele que vence os outros...O maior vencedor é  aquele que trava uma luta diária  com seus vícios, com tudo aquilo  que lhe faz mal, com aquilo que lhe afasta de Deus, com aquilo que lhe afasta dos seus ideais...O maior  vencedor  é  aquele que se mantém afastado do buraco e da lama que o arrastam para longe de uma vida promissora e próspera no sentido material, espiritual e moral.

Fica a dica!
Dica da Pat Reflexiva!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.