domingo, 8 de junho de 2014

Organização de festa de aniversário: antecedência faz a diferença

Olá leitores

Vou contar um pouco de nossa experiência com organizações de pequenas festas. Quando os meus filhos eram pequenos comemorei seus aniversarios várias vezes, além do mais tem nossa festinha de Natal que é bem animada. Dai sempre digo a experiência de fazer várias vezes vai dando segurança. E não só. A gente pega macete, pega gostinho, faz reflexões, pondera, analisa e sempre procura melhorar. Apesar de Eventos ser uma disciplina da grade curricular do curso de Turismo, o qual, me graduei, colocarei aqui mais explicações do ponto de vista do meu conhecimento de mundo do que mesmo do conhecimento aprendido no curso. Mas, sempre se pode conciliar os dois e observar que ambos dão no mesmo ao final das contas.
Ontem, dia 07 de junho foi a festa de dois anos de minha neta. Nao quero nesta postagem mostrar a festa em si, mas sim mostrar que em qualquer EVENTO o PLANEJAMENTO  e  a  ANTECEDENCIA fazem a diferença contribuindo o sucesso do mesmo.
Para fazer este evento contei com uma equipe fixa: os organizadores do evento.  Como se diz na gíria: os cabeças... esta equipe era composta por mim e meus dois filhos Diego e Emile.

PRIMEIRO PASSO: definir o tema do aniversário.
SEGUNDO PASSO: definir o local onde o evento vai ser realizado.
TERCEIRO PASSO: definir número de convidados.

Apartir das respostas destes três quesitos se começa a montar o que será o cardápio.  No meu caso decidimos dois pratos quentes e seus acompanhamentos.  Cojitou-se a possibilidade de um prato frio, mas como conhecemos nossos convidados preferimos abolir. Esta postagem não é exatamente sobre isso. Só quero dizer que quando se sabe o se vai cozinhar fica fácil fazer a listagem de compra. Tudo isso exige ANTECEDENCIA.  Ou seja, se você não sabe quantas pessoas vão ao evento e nem sabe o que vai ser servido fica impossível medir ou mensurar alguma coisa. E fazer listagem então,  é impossível.   Tenho uma expressão que  eu gosto muito: BATER O MARTELO... Então,  eu e os outros dois organizadores do evento "Batemos o martelo" no que seria servido no jantar: Bacalhau,  Peru e Carne Suína...E assim fomos batendo o martelo em muitas outras escolhas de coisas direcionadas a festa. Porém,  as vezes quando um ou dois da equipe estão demorando para concordar com algo o melhor a fazer é você "Bater o Martelo" sozinho e assumir o que der e vier...Mas, não é fácil lidar com as adversidades...Como por exemplo no nosso caso planejamos 400 salgados,  mas a equipe queria que eu comprasse fora e eu queria fazê-los em casa e na hora meu filho foi contra e não bateu martelo e assumi riscos sozinha. Mas deu tudo certo, Graças a Deus...

Este texto  é baseado em relatos de experiência vivida. Onde quero chegar é que não existe evento sem planejamento e este é algo que tem que acontecer com antecedência a fim de que tudo corra tranquilamente. É muito gostoso trabalhar com pessoas afinadas que têm o mesmo pensamento e os meus filhos estão de parabéns neste aspecto.

No princípio,  pegamos um caderno e anotamos tudo. Qualquer assunto que era discutido era anotado, qualquer ideia, por mais que depois fosse abolida, como por exemplo,  pensamos de fazer camarão,  mas depois vimos que o preço atual não era atrativo e preferimos bacalhau...

Começamos a trabalhar no dia 18 de maio. Cada organizador de evento montou sub equipes e assim uma sub equipe fez flores de jujuba, outra acondicionou os brindes nas sacolinhasm outra fez e congelou os salgados com 15 dias de antecedência,  outra fez os docinhos de panela, equipe dos bolinhos e cupcake e assim tudo foi se encaixando...

No dia 06 de maio compramos tudo, neste mesmo dia temperamos o peru e guardamos no freezer...O peru passou um mês no tempero.
No dia 06 de junho a comida toda estava pronta, só faltando fazer o arroz e fritar os salgados.  Porém,  a grande vilã da história é sempre a senhora DECORAÇAO, meu Deus do céu.  RESERVE UMA EQUIPE COM MUITA GENTE PARA ISSO... No nosso caso eram sete pessoas, eram todos colegas dos meninos e ainda contratamos um homem para encher os balões...

Colocarei aqui umas fotos para registrar o nosso trabalho e o que foi falado aqui.

PALAVRAS DE ORDEM PARA EVENTOS: Planejamento com/e Antecedência.

Beijo!







E ficou assim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.