segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Recipiente próprio para aquele cafezinho

Olá minha gente,

Hoje quero falar um pouco desta peça, fazedora de café. o assunto até leve, engraçado e eu já tinha um texto sobre este assunto com mais de mil palavras onde misturava seriedade com o lado cômico da coisa. Não estou numa de minhas melhores fazes e acabei perdendo o texto todo, coisas da tecnologia...

Eu era doida para ter uma peça destas. Um dia fui a um almoço na casa de um casal de amigos e após o almoço a minha amiga Concy serviu um cafezinho preparado em uma panela destas.

Minha amiga estava bastante alegre porque tinha trazido a maravilhosa peça de Portugal. Não tenho conhecimento se este utensilio é usado em toda Europa, entretanto, sabemos que lá na terrinha é usado largamente.

Ao saborear o café de minha amiga dei um jeitinho de falar para minha irmã que queria uma. E quando a minha chegou a Belém fiquei imensamente feliz...Depois começou a aparecer algumas dessas peças no comercio de nossa city, porém, com preços bem salgados...Lá na terrinha são bem mais  baratas...

Estava radiante de felicidade ao fazer o meu primeiro café em um recipiente que primava pela praticidade.
simplesmente fiz um cafe que era uma bomba. Errei redondamente. Coloquei o pó do café dentro dessa peça que parece um funil, coloquei a água na peça de cima que parece uma jarra, montei a peça e  joguei no fogo e esperei o café descer para a parte de baixo. Burrice!

Mais tarde, ao conversar com minha família, fui informada de que era exatamente ao contrário: a água ia na parte de baixo e ao ferver subia para a jarra que compõe a parte de cima. Beleza. Agora vai dar certo! Fiz uns dois cafés e cada um pior do que o outro.

Estava com muita vergonha de relatar o caso para minha irmã. Não podia ser. Conheço pessoas finas e requintadas que usam a peça e nunca se sentiram insatisfeitas. Só posso estar fazendo mal uso da peça.

Encostei minha peça por uns dias. Estava  a fazer café com o filtro de papel que acabou há dias e como estou sozinha em casa estou evitando a fadiga de ir ao supermercado. Coador de pano nem existe aqui em casa. 

Resolvi buscar a minha peça tão querida e pensei: vai ver que agora o café vai dar certo. Outra bomba. E passei dias, mais de cinco dias tomando um café marrom escuro e muito grosso, encorpado e com gosto de queimado. Mas, nem reclamava, achava que era normal. 

Hoje descobri toda verdade. Poxa, o texto que perdi era de mijar de rir rsrsr!
Hoje a tarde fui até a cozinha fazer um café só para mim mesmo. A Maria estava em casa, a minha beira. E eu comecei a arranjar tudo. E ela vai assim: "o que a senhora está fazendo...Não é assim...."
Pronto! A ficha caiu!

Simplesmente colocava a água no recipiente redondo. Colocava o pó na peça semelhante ao funil. Montava a peça. Colocava no fogo e esperava o café subir...Ok, subir, estava certo. Mas, tinha uma coisa errada. O pó do café vai dentro da água e a peça parecida com o funil vai sem nada porque ela tem a função de coar o café. Assim, hoje a tarde tomei um café PERFEITO E GOSTOSO pela primeira vez feito na minha panela prática...


Poxa, quanto tempo demorou para eu acertar...




Aqui a peça completa montada



Peça semelhante a um funil, serve para coar e eu erradamente colocava o pó aqui dentro rsrsr!!


Peça de cima semelhante a uma jarra pequena para onde o café sobe depois de passar pelo coador.


Recipiente redondo onde vai a água e o pó do café. Eu só colocava a água esse era o ERRO.


Montada é só levar para o fogo e esperar o café subir...


De novo a peça parecida com funil onde ERRADAMENTE eu colocava o pó do café...


Bastante feliz com a descoberta e com o gostoso café que a peça faz,
pow eu ri tanto...
kkkkkk!!!
Abraços...


Um comentário:

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.