sábado, 28 de setembro de 2013

Como trocar a cor dos móveis: de cor madeira para branco

Olá
Hoje quero trazer aos meus leitores uma dinâmica.  A dinâmica da MUDANÇA. Todos nós sabemos o quanto mudar meche com a nossa zona de conforto e por isso todos nós temos medo de mudancas. Claro, alguns tem mais medo, outros menos e assim caminha a humanidade. Enfrentar o medo e ousar fazendo mudanças faz parte da nossa trajetoria de vida e crescimento espiritual. Eu não quero abordar apenas as mudanças na cor dos armários.  Estas são do ponto de vista externos. Porem, quando se tem coragem de mudar o externo, na realidade, estamos tentando mudar algo dentro de nós mesmos. Toda mudança externa é um reflexo de um lado interno que grita por transformações.  Por isso, por vezes mudamos a cor das unhas e dos cabelos e saimos mudando tudo, cor das paredes, da lajota do chão e até a cor do carro (uma vez eu fiz isso a contra gosto de muitos da família)...E desta vez foi a vez dos móveis da cozinha...Neste preâmbulo,  ao iniciar este texto, explorou-se a parte abstrata e psicológica do significado do ato de mudar no universo humano, entretanto, o que interessa para esta postagem é contar como tudo foi feito. Esta, sim, a parte concreta e material da questão. Mas não nos esqueçamos da inter e transdisciplinaridades entre os diversos temas e assuntos, portanto, coube aqui tão explicação acerca do motivo interno que leva o individuo a mudar. Medo. Esse sempre existirá,  pois não conhecemos o novo. E isto nos assusta.
Agradeço a Deus por no momento oportuno ter colocado a Fátima no meu caminho. Eu a considero madrinha das minhas coisas antigas e agora com pinturas novas compondo um visual mais leve. Fátima me deu todos os passos,  em momento algum escondeu o jogo, falou-me que só ficaria legal a partir da terceira de mão de tinta. Orientou-me para usar pincel e rolo. O pincel entra nos cantinhos onde o rolo nao entra. A função do rolo é rolar para deixar a pintura com um aspecto bem lisinho.
Fátima também deixou eu fotografar a lata de tinta para que quando eu fosse comprar nao acontecesse nenhum tipo de erro
Comprei lixas e comecei lixando. Passei um pano um pouco úmido para retirar a poeira e logo em seguida comecei a aplicar a tinta. Segundo a Fátima nao se deve fazer economia na tinta. Deve-se levar uma quantidade generosa no pincel e depois rolar com o rolo.
Uma qualidade magnifica da tinta é que ela seca rapidinho. Assim quando você passa a pintar a segunda peça,  a primeira de mao de tinta ja está a secar na primeira peça pintada e assim enquanto passa numa a outra ja vai secando...Muito prático.
A tinta é a Coralit da Marca Coral, sem odor e secagem rapida. Existe com brilho e sem brilho. A minha que usei é sem brilho. Mas no fundo tem um brilhinho sim
Observem as fotos. Gastei dois galões. Quero observar a durabilidade dela nos móveis.  Quanto a isso nada posso dizer. Mas posso dizer que devemos fazer a manutenção da pintura pelo menos anualmente. Uma vez por ano. Ao fazer isso deve-se lixar suavemente, passar o pano e aplicar a tinta. Quanto mais se pinta, mais as cerdas da madeira se acomodam segundo a minha vizinha Fátima. ...
Espero que gostem da explicação.
Continuo escrevendo do celular..Grande Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.