sexta-feira, 24 de maio de 2013

FACEBOOK : Ferramenta de aproximação ou afastamento?








As pessoas passam por problemas. Isso é normal. Foi numa dessas crises que deletei meu primeiro facebook. Havia recebido um email de uma colega da faculdade que foi morar em Portugal depois da formatura. Foi um email, que quando li me emocionei muito. Emocionei-me pela coragem e muitos outros atributos da Vilminha. Emocionei-me também pela minha covardia, pelos meus medos em não abandonar receitas passadas, emocionei-me pela sua felicidade ao ter coragem de ir ao encontro do que queria, enfim foi uma emoção só.
Eu andava meio tristonha com o ser humano e ainda ando e a Vilminha me contou que tinha excluído o face dela e me apontou uma série de razões para tal procedimento. Naquele momento era isso que eu queria: libertar-me de amarras que a sociedade impõe. Depois vi que eu iria ficar longe de pessoas que gosto muito, parente e amigos e resolvi criar outro. Mas, os trabalhos com minha pequena neta têm sido muito grandes, vivo ocupada, disponho de tempo reduzido e ainda não consegui enviar a solicitação a muitos do antigo facebook.
Hoje resolvi escrever um pouco sobre essa ferramenta que a internet dispõe, a meu ver pode-se analisar a personalidade de cada pessoa do face que se diz nosso amigo ou amiga. Percebemos invejas, percebemos rancores, percebemos em pequenas atitudes quais realmente são as pessoas que gostam ou não de nós realmente.
Tenho minha família toda no facebook. Claro, não é porque são meus parentes que tenho que concordar com eles sempre. Mas, confesso que pela distância em que alguns se encontram quando vejo algo que eles postaram eu SEMPRE curto. Essa minha curtida nem sempre é por ter gostado da coisa, mas, sim, porque eu VALORIZO e CONSIDERO o parente.
Como diz o próprio Facebook: “as pessoas sabem o preço de tudo, mas não sabem o valor das coisas” e eu acrescento: o valor das pessoas.
Diante de outra teoria que nos dita que as pessoas estão cada vez mais sozinhas e pressas em suas casas por uma infinidade de motivos que posso citar alguns neste momento: falta de segurança nas ruas, frio em países onde há invernos rigorosos, filhos que vão estudar fora, filhos que vão trabalhar fora, divórcios, enfim, as pessoas estão sozinhas porque cada um está tratando da sua vida como melhor lhe convier, o que é justo.
Porém, vemos megas casas onde havia oito ou mais pessoas com uma ou duas pessoas. Com o advento do computador e da internet as pessoas solitárias conheceram o mundo. Um mundo onde se aprende de tudo. Uma mega universidade. Para aqueles tarados por aprendizado é um prato cheio. Como eu por exemplo.
 Pode-se salientar, apesar de NÃO ser este o intento deste texto que assim como há coisas boas na internet, há também as ruins como em toda parte do mundo. Exatamente igual a uma universidade. Cabem a nós usuários, fazermos as melhores escolhas. Escolhas que servirão para o nosso crescimento pessoal, espiritual e até profissional.
Voltando ao ponto dos solitários, salienta-se que a pessoa que está em seu facebook, com seus cento e poucos amigos e posta uma foto pessoal, uma frase, um gif, uma foto-frase, seja lá o que for com toda certeza está sim esperando uma curtida, principalmente de seus familiares consanguíneos pelo menos por uma questão de consideração. (o parente não precisa gostar do que vê) apenas poderia ficar feliz com a pequena felicidade do outro. Aliás, outra frase do face: “gente feliz não enche o saco do outro”. Eu concordo plenamente e quero ver todo mundo feliz...
Pensem comigo: se o teu amigo solitário (solidão por N motivos, não importa qual) posta a foto do cachorro dele. Você não gosta de cães. Mas ele é teu parente.  Presume-SE que você queira fazer a alegria do teu parente. Qual o problema em dá uma curtida? Você poderia estar trazendo alegria a um coração solitário.
Outra vez pensem comigo: os teus amigos solitários postam fotos de bijus e você só usa ouro. Qual o problema em curtir? Você vai continuar usando o teu ouro, mas, pelo menos vai alegrar um coração solitário, alguém que teve aquele pequeno momento de felicidade e que quis compartilhar com você.
Como eu tenho uma vida de FDP (prometi que não ia falar palavrão neste texto rsrsr, por isso a sicla). Deixo claro aos meus amigos que só NÃO curto aquilo que não vejo. E sou sempre a última a ver e, a saber, que nem marido traído rsrs... Até a mamãe vê as coisas em primeiro do que eu rsrsr...
Daí comecei a observar que as pessoas tem o teu face apenas para bisbilhotar a tua vida. Jamais estão preocupadas com a tua solidão, jamais estão preocupadas em passar um remedinho em tua carência, jamais estão preocupadas com a tua amizade, querem mesmo é xeretar. Eu, particularmente, dou os parabéns a elas. São SUPER pessoas. Digo isto porque a minha vida é muito comprometida, vivo correndo e se fosse ver a vida das pessoas jamais teria tempo de cuidar de minha...
Bem, talvez a galera pense como minha filha mais nova, uma pessoa de quem gosto muito, mas, é muito autêntica para seus quase 17 anos. Em face de algumas de minhas postagens ela diz em tom de brincadeira que isso é “Gala sequice”. Gala seca ou não a postagem é minha, o facebook é meu e eu posto o que eu quiser... Problema de falsos amigos que não valorizam ninguém.
Em meu novo facebook apesar de ainda não ter encontrado os antigos amigos, alguns parente e amigos já enviei a solicitação e ainda não me aceitaram não sei o porquê, encontrei pessoas amigas que não estavam em meu antigo face e fico muito feliz com isso. Essa parte considero muito positiva.
Há muito gostaria de escrever este texto, acho que talvez nem tenha conseguido passar a mensagem ou me fazer entender... Quando comecei acessar internet há uns 8 anos era moda o Brasilflog, conheci muita gente legal por lá, havia uma pessoa que estava on line sempre, conversávamos, a Fátima, postava coisas lindas, nunca perguntei, mas me parecia uma pessoa muito muito solitária. Nessa época pensei que poderia ser uma pessoa paraplégica, alguém em uma cadeira de rodas, alguém que precisava realmente de uma palavra do outro.
Por ter esse pensamento e outros mais é QUE curto sempre as coisas de amigos e principalmente PARENTES. Como já disse, não significa que eu goste de tudo que o outro posta, mas pelo menos quando vejo a postagem do FULANO entendo que o mesmo está VIVO e isto é maravilhoso.
BOA TARDE
PATRICIA.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.