domingo, 24 de março de 2013

A arte da convivência.


A arte da convivência. O ser humano é complexo. Deseja ser bem tratado... Quanto a tratar o outro, o seu semelhante, deixa a desejar, deve de fato. A inveja e a maldade fazem parte do universo humano, infelizmente. Senão não seria HUMANO.  
As pessoas com baixa escolaridade desejam ser bem tratadas e respeitadas. Normal. Essa necessidade em forma de sentimento é inerente ao grau de escolaridade. Todos desejam ser respeitados e bem tratados. Isto é sentimento, basta sentir...
Por vezes pensa-se que somente os graduados com escolaridade privilegiada, portadores de conhecimento podem respeitar e tratar bem os seus semelhantes. Estes de uma maneira ou de outra foram preparados com base no respeito e na ética para divergirem, fazer suas colocações, sem levar a coisa para o lado pessoal. Tratar o outro com ética até mesmo para não manchar o seu nome enquanto profissional: o famoso engolir sapos...
Mas, pelo menos assim, todo mundo fica feliz e as coisas fluem com produtividade, assertividade e sucesso.
Engraçado, o individuo que não teve essa preparação extrapola, abusa, não tem nada a perder, fala, faz e acontece, trata mal o outro. Essa figura não possui estudos elevados, contudo, essa criatura é humana. Ela sente necessidade de ser bem tratada. Todos, independentemente, de graus de escolaridade sentem necessidade de serem respeitados e bem tratados.
Ou seja, o ser humano sente essa necessidade. É algo inerente, nato, afinal, o mundo quer ser bem tratado e por que a recíproca não é verdadeira? “Se eu trato bem é porque quero ser bem tratada, se sou bem tratada, por conseguinte, trato bem”. Lógica fácil de ser entendida, contudo, difícil de ser vivida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.