terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

As pessoas escondem um segredo... E...


No decorrer de minha vivência percebo que todo mundo tem um segredo. Escondem alguma coisa. As pessoas montam uma capa. Para a sociedade apresentam uma coisa. Em outros momentos são outras. Eu não queria dizer isso assim de um modo tão direto. Analiso cada pessoa que passa por mim. Analiso minhas amizades, quase sempre ouço confissões, segredos...
Quase sempre as pessoas me procuram para falarem porque confiam muito em mim. E realmente podem continuar confiando. Não estou aqui para julgar ninguém. Às vezes elas contam seus segredos com todas as palavras. Outras vezes dão a entender, falam nas entre linhas. Por vezes nem uma coisa e nem outra, apenas gestos, caras e bocas. Palavras únicas e soltas também costumam ser ditas que acopladas a olhares e gestos dizem mais que mil palavras.
Conclusão: todo mundo esconde algo, todo mundo tem um segredo, oh mundo hipócrita. Não falo isso para parecer “santinha”, é santinha mesmo, não quero usar palavras acadêmicas, isto não é um trabalho, apenas rabiscos para passar o tempo, inquietudes da vida...
Neste belo fevereiro de 2013, estava a mesa para almoçar e surgi com isto para meu filho mais velho. Eu disse: “fiz uma descoberta!” “todo mundo tem uma vida dupla ou guarda um segredo e eu me sinto em desvantagem em relação a isso”! Não preciso nem dizer o quanto meu filho gargalhou...Fazia tempo que ele não vinha almoçar, desde o ano passado... Naquele momento em que eu dissera isso foi muito engraçado, mas na realidade é isso mesmo, me sinto em DESVANTAGEM...
Eu me incomodo muito em ser eu mesma, detesto hipocrisia, odeio mentiras, sou a favor de pequenas “mentiras brancas” que servem para serem usadas no meio profissional com respeito e ética com o intuito do bem estar geral de qualquer situação entre pessoas primando pelo bem comum. Apenas isso.
Não me inquieta os segredos que sei de algumas pessoas, não as critico, não as julgo, não as condeno. Na realidade, apenas me sinto em desvantagem em alguns parâmetros.
A meu ver me parece que carregar um segredo é muito difícil. Eu vejo na cara das pessoas, me parece que elas não olham de frente, me parece que elas andam de cabeça baixa, não encaram ninguém, se contradizem, falam coisa com coisa. Mentem e sempre estão desconfiadas achando que os demais estão mentindo a elas também. Julgam os outros pelo seu proceder.
Que mundo complicado. Mesmo me sentindo em desvantagem, penso que seja um fardo muito pesado a mentira, o segredo. É como se fosse um trabalho demasiadamente árduo e que gerasse um tremendo cansaço. Atenção: esse é meu ponto de vista se a coisa fosse comigo. Seria como carregar sacolas pesadíssimas o tempo todo. E como seria lidar com essas emoções? Gerenciar tudo isso me parecesse muito mais trabalhoso que gerenciar um negócio. Para mim não seria fácil. Sei que as pessoas não são iguais. Mas esse fardo para mim seria pesadíssimo.
De repente eu é que sou molenga demais. Não sei. A única coisa que sei é que não dou conta, não seria eu... O que não exclui de amanhã ou depois ser diferente, pois, a vida é um aprendizado... Ou pelo menos encontrar o meio termo para ser feliz e não estar em desvantagem.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.