sábado, 19 de maio de 2012

Texto escrito e lido na Aula da Saudade

Aconteceu a leitura deste texto em 06/12/2011, por ocasião da Aula da Saudade da turma 8 TUN1.



Tudo começou assim:

...Era tudo novidade, um desafio a vencer, uma luta travada conosco mesmos. A cada dificuldade encontrada pelo árduo caminho, fazíamos da fraqueza força, como dizem os antigos... Força para vencer e vencer sempre mais uma batalha...
Noites e noites de pouquíssimas horas de sono, noites solitárias cujo único companheiro era o silêncio da madrugada, o ruído do ventilador e a claridade da lâmpada do abajur...
Quantas palavras escritas... Quanta produção acadêmica dentro de um período de quatro anos... Sem dúvida um período paradoxo onde se alterna momentos em que estamos rodeados de pessoas com outros, indiscutivelmente, solitários passados diante da tela fria do computador...
É nesse momento que se questiona, que se conversa com os teóricos, que se descobre significativos nomes nos meios científicos... Descobre-se um mundo de citações que cabem adequadamente em cada setor de nossa humilde vida.
E as viagens realizadas no decorrer do curso, com toda certeza inesquecíveis por causa de cada cultura vivenciada, por causa da integração com os colegas. Se pode pronunciar que estivemos por quatro anos vivendo momentos com nossa família universitária.
É chegada a hora que vamos colher as glórias deste investimento econômico e pessoal, o dia tão sonhado, o dia da formatura.
Para isso, precisa-se passar pelo TCC, o bicho papão de todo acadêmico... Na verdade, para àqueles acostumados com os períodos solitários de reclusão diante da tela fria do companheiro inseparável que é o computador, pela madrugada adentro é apenas mais um enorme desafio.
Desafio que uma vez realizado se constitui em uma conquista suprema, opinião relatada, em se tratando de produção textual acadêmica, entretanto, um pensamento teima em rondar: de que vai adiantar tudo isso agora? Tudo se acabou, os quatro anos se passaram velozes tanto quanto a instantaneidade de uma mensagem em mídia eletrônica, além do mais a posse do diploma não é certeza do emprego para todos, contudo, fica a satisfação no plano pessoal... Pois, entende-se que houve aprendizados relevantes que levaremos para os restos de nossas vidas.
O aprendizado decorreu do conhecimento oriundo da interação com cada colega e cada docente decorrer da jornada.
Às vezes pensamos que nada sabemos, mas de repente uma situação inusitada nos expõe e lá teremos que responder a altura, então, nos deparamos aplicando métodos e técnicas do processo sistemático ou não aprendidos na academia.
Até aqui fomos uma família, daquelas que desentendem, briga, discute, entretanto, se amam e se unem em face de um desafio formando uma unidade homogênea para vencer a luta.
Agora, com o final do curso estaremos separados fisicamente, porém, teremos laços atados fazendo a trajetória de nossa história que começou na Faculdade de Belém – FABEL, em 2008 e que neste momento chega ao fim.
Foi muito bom estar com todos, agradecemos os momentos vividos e a partir daqui cada um segue o seu caminho levando na bagagem e no anfiteatro de suas mentes a firme convicção de que se todos chegaram até aqui fora por causa de um esforço conjunto.






Muito obrigada!
Carinhosamente,

Patrícia Ventura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.