domingo, 11 de outubro de 2015

Círio de Nossa Senhora de Nazaré 2015

CÍRIO, mais um, mais um entre  tantos, mais um entre os 52 Círios já vividos e sempre todos guardados na lembrança. ..Evidentemente que os três ou quatro primeiros impossível recordar dada a fase da criancice ainda tenra...Todavia, os demais relembrados com muita saudade, momentos realmente maravilhosos ao lado da família. ..

Os preparativos, as comidas com cheiro e gostos exóticos. ..A comidinha de mamãe sempre saborosa, a cervejinha no Largo de Nazaré, ah e o cansaço. ..Ah o cansaço de acompanhar a procissão era tão gostoso. ..O peso da idade trás dores...Dores cotidianas que nada tem haver com cansaço. ..Cansaço está atrelado a exaustão por um esforço físico muito grande e as dores pela marca do tempo simplesmente existem mas não é cansaço. ..Naquele momento do término do Círio o cansaço visível era até gostoso. ..

O tempo passa. A disposição não  é  mais a mesma. As dores...Ah as dores...A coragem não  é  mais a mesma...Vai -se ajustando o que se pode fazer ou não ...

Os anos passaram  vieram os filhos e mesmo pequenos dava - se um jeitinho. ..E no empurra empurra lá estava Nossa Senhora, Nossa Maezinha. ..

Os filhos cresceram, cada um faz a sua vida...Agora são eles que correm para os bravos braços do Círio e vão com garra, com força e com rigor...

Muitos Círios passados sozinha, reunindo somente na hora do almoço. ..É como ficar para trás. ..passando de filha a esposa, mãe e atualmente avó. ..Foram muitas idas e vindas...Recentemente ponderou-se: e se fulano estivesse aqui...Como seria?

Este ano o fulano está aqui e está tudo muito igual ou pior...Se vc é só é uma coisa, se vc tem alguém fica esperando algo daquela pessoa. ..E quando se espera algo que não vem...O que vem mesmo é  a decepção. . .

Tudo mudou! Não é mais igual como há 25 ou 30 anos...Não sei se isto é uma visão solitária ou isolada desta que vos escreve...

Até  as comidas não  tem mais o mesmo jeito...Maniçoba fica pronta em quatro dias, o tucupi é  azedo, a carne do Pato de supermercados tem cor diferente, o Círio chega antes do meio dia, é mais cômodo ver pela TV ou Internet,  a falta de segurança impera, o ser humano vive drogado, briga por tudo e por nada, vamos nos defendendo, a preocupação maior é  com os mega aparelhos de smartphone que não podem faltar  para registrar o evento ...

Muita gente só  sabe que é  Círio por conta do movimento nas ruas...Além do mais está ficando de um jeito que a gente não  sabe se vai e volta de um evento assim...Dada a grande violência. ..

É  estranho. ..Muito estranho. ..Os meios de comunicação estão mais desenvolvidos,  mais elevados e eficientes. ..Mas sente - se o Círio cada vez mais distante. ..Para brasileiros paraenses quê moram fora do país é  muito bom, é  ótimo, maravilhoso. ..

Para quem vive aqui, vive a instantaneidade fugaz do momento. ..A Santa está bem ali na outra quadra e você não  pode chegar até ela...Quer pelas suas dores, quer por sua idade,  quer por você estar com os netos e não querer sacrificar  as crianças. ..

CÍRIO 2015

(VI ONTEM A IMAGEM HÁ DOIS METROS DE DISTÂNCIA,  NEM CONSEGUI REZAR, APENAS DIZER: MUITO OBRIGADA! ESTAVA COM MINHA NETA E LOGO QUE A SANTA PASSOU E VEIO O EMPURRA EMPURRA VI O SEU DESESPERO ).






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.