domingo, 9 de outubro de 2016

#Círio 2016. É Círio outra vez.


Mais um Círio entre tantos...

Observei muitas coisas diferentes neste Círio...

Na hora da chegada do Círio na Basílica Santuário estive a escrever sobre coisas que vi no Círio e que senti...Mas perdi o primeiro texto...

Fui ver a Santa na Presidente Vargas próximo aos Correios...Me meti em  alguns sufocos no caminho para casa...

E vim completar de ver o término  da procissão pela TV...

Não sei porque o aplicativo não salvou e eu perdi um longo texto...

Estamos falando do Círio 224, uma tradição,  este ano durante tive uma certa paz, alguns de meu cirios não foram marcados com este elemento de uns anos para cá...

No texto que perdi falei do que vi nas ruas. Quem faz o Círio é a galera jovem, quem vai na corda também...

Houve mudanças e transformações só longo tempo. O Círio é  feito de pessoas e pessoas mudam. As novas gerações não são como no passado.

Achei muita violência no derrame de água mineral, sem contar com a sujeira que os copinhos jogados ao chão provocam. ..Gostaria de ter coragem para levar o meu telefone pra filmar...Mas cadê a Senhora Coragem? O espetáculo das águas sendo derramadas sobre os fiéis até é bonito...Mas agressivo!!

A corda foi cortada por pessoas da corda que estavam munidas de facas e canivete.  Que história é essa? O jovem de nossa geração jamais iria com uma arma dessas para a corda...

Para completar as minhas inimigas Mangueiras resolveram dar frutos mais cedo. Eu presenciei vários frutos caindo em cima dos carros e uma caiu a um metro de minha pessoa.  Confesso que rezei para que nenhuma atingisse ninguém...

Foi uma procissão de cinco horas de duração...
Foi bem rápida...
Quando acordei a Santa já tinha passado foi Mercado do Ver o peso...

Temo pelos futuros cirios por conta dessa violência e selvageria...

Antigamente quem ia na corda eram os promesseiros pagando suas devidas promessas...Hoje em dia mudou um pouco esse motivo de ir na corda...

Virou uma simbologia de status ou até mesmo para aparecimento nas redes sociais...Claro ainda tem os devotos...E como alguém tem que puxar a corda que venham os que desejarem fazê-lo...Quem puxa a corda é  jovem e a juventude está violenta....

Poucos irão ler este texto, poucos irão concordar...Não estou nem aí que concordem ou não...Foi apenas a minha visão...E nós os mais velhos vamos ficando cada vez mais com medo de sairmos de nossas casas por causa da violência e insegurança. 

Uma festa linda ...Linda demais...Profana e religiosa...Uma das maiores, senão a maior do mundo!!

Tivemos em nossa casa uma visita ilustre, muito querido pra mim!!

My Teacher Kleber!!

Abraços a quem passar por aqui!!

Felicidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prezados leitores,
Sou partidária do pensamento de que o poder de criticidade ajuda o outro a melhorar, a crescer, bem como também sou a favor do trabalho em equipe. Penso que duas ou mais cabeças sempre pensam melhor...Por isso aceito críticas, sugestões, manifestações, entretanto, desejo que o façam de modo educado, com ética e respeito ao próximo...Não vedarei os comentários porque quero acima de tudo transparência, mas, desejo que as pessoas deixem aqui a sua identificação, grata...Patrícia Ventura.